Mundão Pet

Tudo sobre Pet
Animais exóticos: Iguana, como cuidar?

Iguana é um réptil herbívoro de origem das regiões tropicais da América Central, que vivem em árvores e podem chegar até 480 centímetros de comprimento.

Onde criar minha Iguana?

Mesmo sendo um animal que não precisa de muita interação, as Iguanas precisam de cuidados específicos e dedicação, com um ambiente adequado para que ela possa viver de uma forma agradável.

Ela se adapta muito bem a apartamentos e casas, vivem em terrários que deve ser vertical, mas para isso, você precisará fazer uma série de ajuste, como controlar a temperatura de acordo com o esperado para esse animal, no caso as iguanas, a temperatura e umidade precisam estar sempre estáveis.

Iguanas são animais que na natureza vivem no topo das árvores, então é importante que no viveiro tenha troncos verticais para manter a qualidade de vida, também é necessário que o ar circule.

Como alimentar minha Iguana?

Em alguns lugares já existem rações específicas para iguanas, mas é importante que você faça a complementação da alimentação do seu pet com frutas, legumes e até verduras.

Higiene e cuidados com sua Iguana

Diferente de outros animais, o habitat da Iguana não precisa de limpeza constante, apenas o bebedouro e comedouro necessitam de limpeza diária e seu terrário uma vez por semana.

Todo animal deve ser acompanhado por um profissional, com a Iguana não é diferente, é importante levar sua iguana ao veterinário pelo menos uma vez no ano.

A administração inadequada de uma Iguana pode torna-la agressiva, e não é recomendado que você pegue seu pet quando ele estiver dormindo ou se alimentando.

Como conseguir uma Iguana?

Por ser um animal exótico, para possuir uma Iguana em casa, você precisa de autorização do Ibama, onde eles são microchipados e você recebe a documentação para poder cria-la em casa, então fique atento para não comprar um animal de forma ilegal.

Custam em torno de 1 mil e 2 mil reais, mas para mantê-lo pode ser bem mais caro, pois necessita de muitos cuidados específicos.

Espécies de Iguana

Existem várias espécies de iguanas, as mais conhecidas são:

Iguana verde: pode se misturar a vegetação ao redor, tem pernas curtas, garras afiadas, e são as mais comuns como animal de estimação.

Iguana marinha: vive na água e se alimenta de algas, os machos sabem nadar, as fêmeas e os jovens por não saber nadar, precisam esperar a maré subir para se alimentar, eles ficam entre as predas esperando a comida.

Iguana riscada: é considerado o lagarto mais rápido da terra e pode atingir velocidade de até 35 km/h, na fase adulta eles são herbívoros e quando jovens, insetívoros.

Iguana do deserto: essa espécie prefere regiões secas e rochosas, desertas, suporta altas temperaturas e sua toca é feita em montes de areia, mede cerca de 60 centímetros, é bege ou cinza pálida com manchas escuras nas costas e a maus clara na barriga.

Iguana de crista de Fiji: essa espécie está com perigo de extinção, por conta de atividades agrícolas e incêndios florestais, essa espécie não vive na América. De coloração verde clara, com fundo preto ou cinza e faixas brancas no corpo e na cauda, os machos são mais escuros que as fêmeas e mede em média 70 centímetros.

Conclusão

Chegamos a conclusão de que criar uma Iguana é uma boa opção para quem pode gastar um pouco mais e não tem muito tempo para gastar com um pet, pois ele não demanda muitos cuidados e não precisam de tanto cuidado. As iguanas além de ser bonitas podem se tornar um atrativo para visitas, pois o terrário pode ser um objeto de decoração da casa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.