Mundão Pet

Tudo sobre Pet
Como cuidar de um cachorro filhote?

O bicho de estimação mais popular entre os brasileiros, os cachorros, são ótimos companheiros.

Por não saber como cuidar, por não saber como cuidar, algumas pessoas ficam assustadas ao adotar um bichinho, então decidimos das algumas dicas de como cuidar de um cachorro filhote.

Quando levar ao veterinário?

A primeira coisa que você deve fazer ao adotar um filhote é leva-lo ao veterinário, mesmo que a carteira de vacinação dele esteja em dia, é importante se certificar de que está tudo bem com ele, ver se há parasitas e receber recomendações sobre cuidados e alimentação.

Esse também pode ser um com momento para pensar em uma data para a marcar a cirurgia de esterilização, uma cirurgia que é recomendada pelos benefícios da saúde e também para controlar a superpopulação de cachorros, cuja a consequência são milhares de animais abandonados e abatidos.

Infelizmente a cada ano, e lembrando, que se possível, não se deve separar um cachorrinho da sua família até que ele complete entre 8 ou 10 semanas.

Quando desparasitar um filhote de cachorro?

A desparasitação interna ou externa é fundamental, já que os cachorros podem ser infectados por parasitas como pulgas ou vermes intestinais.

Embora os parasitas geralmente não sejam graves, complicações como anemia podem ocorrer em animais idosos ou doentes, além disso, eles sempre precisam ser tratados porque podem infectar outros animais e humanos.

No geral, a desparasitação interna pode começar após os primeiros 15 dias de vida, enquanto a desparasitação interna, deve começar após 8 semanas. É muito importante manter essa desparasitação todos os meses.

Primeiras vacinas

A vacinação deve começar por volta de 8 semanas após o nascimento e desde então, deve ser repetida anualmente. É obrigatório vacinar contra raiva.

Até que o período de vacinação se encerre, não é recomendado levar o seu filhote para passear, já que ele ainda não possui a imunidade desenvolvida.

Como educar um filhote?

Uma educação canina básica deve ensiná-los a fazer suas necessidades na rua, passear, sentar, interagir com outros animais, não pular nas pessoas ou sair comendo o que encontrar.

As aulas para filhotes são cada vez mais comuns e são uma boa solução para ensiná-lo e tirar algumas das suas dúvidas. Esse treinamento, além de melhorar a convivência, como também é um tipo de estimulo mental e físico essencial para o desenvolvimento do cachorro.

Quanto exercício um filhote precisa fazer?

Os exercícios são fundamentais nos cuidados com os filhotes, já que eles precisam canalizar toda energia acumulada, para fazer isso, você pode proporcionar umas horas de brincadeiras dentro e fora de casa e deixa-los correr.

Lembre-se que eles são animais em crescimento e exercícios excessivos podem ser prejudiciais a saúde.

Acessório

Alguns itens essenciais para preparar a chegada do filhote são os comedores e bebedores, caminha, alimentos secos e molhados, coleira, caixa transportadora para veículo, escova,, shampoo, cortadores de unha e brinquedos.

Quanta atenção um filhote precisa?

Toda atenção que você puder dar é bem vinda, um filhote de cachorro precisa de muita atenção, muitas pessoas não levam isso em consideração na hora da adoção de um filhote.

Conclusão

Criar um filhote pode ser a melhor decisão que você pode tomar, porém, é importante ter tempo, calcular os gastos com a manutenção do filhote e só assim decidir se as condições ideais são atendidas para garantir a sua melhor qualidade de vida.

Um filhote solitário provavelmente vai desenvolver problemas de comportamento, que pioram ao longo da vida.

Por isso, ofereça ao seu novo amigo todo amor do mundo, utilize reforço positivo, aprenda a cuidar corretamente dele e você poderá desfrutar de um companheiro fiel por muitos anos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.