Mundão Pet

Tudo sobre Pet
Como cuidar de um coelho? aprenda agora mesmo

Os coelhos são animais de estimação únicos que para ter uma vida longa, feliz e saudável necessitam de cuidados únicos e específicos. Então decidiu adotar um coelhinho? Já sabe como cuidar dele direitinho?

Muitas famílias adotam coelhos como animais de estimação, eles são uma boa opção para quem tem pouco espaço em casa ou pouco tempo para se dedicar a um animalzinho.

As crianças adoram ter coelhos como animais de estimação, além de bonitos, eles são muito carinhosos e divertidos. Eles gostam de carinho e mimos, se não quiserem fazer alguma coisa podem ser muito teimosos, então é melhor deixa-los a vontade.

Existem várias opções de como abrigar os coelhos, eles podem viver em liberdade ou ficar contidos em um cercado, se contidos, o espaço deve ser grande o suficiente para que ele possa se locomover, eles precisam de espaço para correr e explorar, é importante também deixa-lo fora do cercado pelo menos algumas horas diárias para que ele se exercite.

Ele precisa estar em contato com você e sua família, então certifique-se de que ele estará sempre próximo.

Embora não sejam roedores, também possuem os dentes incisivos protuberantes e não irão excitar em mastigar tudo que encontrar pela frente, então você deve esconder todos os fios ou deixa-los fora do alcance do seu coelho.

A dieta de um coelho deve ser baseada em feno, feno fresco deve ser fornecido em todos os momentos, é útil usar um grande comedouro de feno pois mantém grandes quantidades secas, limpas e acessíveis.

Suplemente o feno do seu coelho com vegetais frescos, rações ricas em fibras e em quantidade ilimitadas e água fresca diariamente, a água não deve ser servida em potes e sim em garrafinhas próprias para coelhos, que são a prova de mordidas e derramamentos.

O contato indevido com a água e a pelagem molhada pode trazer problemas de fungos e outros parasitas.

Os coelhos tem uma inclinação natural para fazer suas necessidades em uma área especifica, você pode montar uma caixa de tamanho médio, ou uma caixa de armazenamento rasa perto de sua tigela de comida, coloque uma camada de serragem para coelhos no fundo da caixa.

Eles podem fazer dois tipos de sujeira, uma úmida e mais parecido com excrementos de outros animais, e outra bem sequinha e com aspecto de madeira, essa segunda geralmente é mastigada novamente pelo animal para uma melhor absorção dos nutrientes, por isso, não existe problema em manter problema em deixar a caixa para suas necessidades, próximo ao alimento.

Eles podem ficar entediados facilmente, então precisam de estímulos mentais, caixas de papelão são ótimas pois podem ser um refúgio para os coelhos quando necessário, é importante ter uma variedade boa de brinquedos, pois vai fazer ele exercitar a mente.

Mesmo sendo animais naturalmente limpos que se lavam com frequência, você ainda vai precisar cuidar da sua pelagem regularmente, algumas vezes por ano eles passam por ciclos de eliminação de pelos e escavá-lo é importante para remover todo o excesso, caso contrário, seu coelho pode ingerir os seus pelos e ter problemas digestivos.

Cortar as unhas regularmente também é importante porque as unhas cumpridas podem enrolar na pata, não é recomendado que você corte as unhas do seu pet em casa, leve-o a um profissional.

Na natureza, os coelhos são presas, então seu instinto natural é esconder qualquer sintoma de doença, você deve ficar atento para garantir que ele coma, beba e faça suas necessidades regularmente, caso note alguma mudança no comportamento, leve-o imediatamente a um veterinário, é essencial que ele tenha acompanhamento regular com um profissional, pois ele pode examina-lo para se certificar de que o seu coelhinho está bem de saúde.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.