Mundão Pet

Tudo sobre Pet
Como cuidar de um furão? Veja essas dicas

Da família dos Mustelídeos, considerado como animal exótico pelo IBAMA, o Furão é um mamífero carnívoro de origem norte americana, e é permitido tê-lo como animal de estimação, porém para isso é necessário de documentação especial.

Eles são vendidos microchipados e castrados, pois por não ter origem brasileira, não tem predadores naturais aqui, e para evitar a sua proliferação exacerbada.

Antes de obrigar-se a levar um furão para casa, é interessante aprender com relação a seus hábitos, necessidades e os cuidados que você deverá ter, assim fica mais fácil cuidar e garantir a propriedade responsável do novo membro da família.

O furão é um animal bem independente e curioso, então você vai precisar sempre estar de olho nele e entretê-lo, seja com brinquedos ou brincadeiras que o estimule.

Ele é muito fácil de agradar, qualquer brinquedinho ele se anima, principalmente se for caixa de papelão.

Alimentação

São animais carnívoros, na natureza costumam caçar coelhos e mamíferos menores, mas como animais domésticos sua alimentação é a base de proteínas.

Existem rações especiais para eles, mas as vezes é melhor comprar uma ração de alta qualidade para gatos, pois as vezes a qualidade é muito maior e mais própria para eles, é bom evitar dar alimentos ricos em açúcar, frutas ou fibras, pois fazem mal a saúde.

Vacina

Nos primeiros 3 meses de vida o furão precisa tomar duas vacinas, uma contra raiva e outra contra cinomose, que é uma doença passada por cães, elas devem ter m intervalo de tempo entre uma e outra, e deverá ser repetida a cada ano.

Higiene

É importante escovar o seu furão com frequência, pois evita que algumas doenças passem despercebidas. Outro cuidado importante é em relação a limpeza da gaiola do furão, que deve estar sempre limpa. Eles precisam de banho a cada duas semanas a um mês.

Algumas pessoas acabam reclamando do cheiro do furão, mas isso é por causa de uma glândula que expele uma espécie de óleo que é para a proteção da pele. Eles podem chegar até 38 cm e pesar até 2 kg.

São animais muito sociáveis e é bom para eles ter companhia de outro furão ou até de outros animais, porém nesse caso, precisa ter muito cuidado para que o furão não seja atacado.

É importante fazer a apresentação dos animais e acostumá-los a companhia um do outro e supervisionar, por ser animais carnívoros, eles não se dão bem com roedores.

Mesmo sendo muito ativos, possuem hábitos noturnos e costumam dormir muito, necessitam de mais ou menos 16 horas de escuridão por dia, que é para manter os níveis de melatonina. Vive em média entre 8 a 10 anos.

Quando ele estiver acordado, você pode deixa-lo solto, só tomando cuidado com buracos e objetos que estejam ao alcance dele.

Pode ser adestrado, e você pode ensinar para ele alguns truques, como usar a caixinha de areia, subir e ficar no seu ombro, rolar e até atender pelo nome. Você pode passear com ele em uma coleira, apenas quando ele for vacinado.

Quando o furão pega uma doença em 99% dos casos ela é fatal, pois como o metabolismo dele é muito acelerado, quando ele apresenta algum sintoma de doença, ela já está muito avançada, por isso é recomendado leva-lo a cada 6 meses ao veterinário.

Como todo animal, o furão precisa de amor e atenção, recomendamos que você tire algumas horinhas do dia para ele. Mesmo tendo um preço mais alto para adquirir um furão, ele é um ótimo animal de estimação e tenho certeza que vai divertir o seu dia a dia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.