Mundão Pet

Tudo sobre Pet
Conheça as 9 principais raças de cães brasileiras

Todos nós sabemos que existem uma grande variação de raças de cães espalhadas por todo o mundo. No entanto, acredito que muita gente já parou em algum momento e se perguntou “quais são as raças de cães brasileiras?”, e é essa a pergunta que vamos solucionar hoje. Confira a lista a seguir:

As 9 principais raças de cães brasileiras

1 – Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é um cão de grande porte, possui bastante força com a sua vantajosa quantidade de massa muscular e a sua aparência impõe muita autoridade e respeito. Uma das suas principais características são as suas “´papadas” em volta do pescoço.

2 – Vira-lata caramelo

Conhecido pela enorme quantidade de memes relacionados à sua figura, não há nenhum outro cão que represente tanto o Brasil e os brasileiros quanto o tão famoso e amado vira-lata caramelo. É muito difícil encontrar um bairro ou até mesmo uma rua onde não exista um cão caramelo por perto.

3 – Veadeiro Pampeano

O Veadeiro Pampeano é um excelente cão de caça, sendo bastante aderido, principalmente, pelos moradores de áreas rurais. Seu porte é médio, corpo magro por padrão e ele tem um extinto bastante aguçado. No entanto, trata-se de um cachorro muito tranquilo, que obedece o seu dono e favorece o processo de adestramento.

4 – Buldogue Campeiro

O cão Buldogue Campeiro surgiu no século 19 na região sul do país, após o cruzamento entre as raças caninas Buldogue Inglês e Bull Terrier. A sua principal utilização era o manejo do gado nos campos, por conta da sua força, agilidade e disposição para a lida.

5 – Dogue Brasileiro

Resultado do cruzamento entre um Bull Terrier macho e uma Boxer fêmea, o Dogue Brasileiro tem seu peso variando, em média, entre 23 e 43 quilos. A sua principal função na época do seu surgimento, final da década de 70, era de cão de guarda urbano familiar. O seu criador Pedro Ribeiro Dantas foi quem deu o nome para essa raça.

6 – Terrier Brasileiro

O Terrier Brasileiro é uma raça de cães de pequeno a médio porte, com alturas que varia média dos 30 a 40 centimétros e pesando entre entre 6,5 e 10 kg.  A sua ninhada é de 4 – 6 filhotes por barriga. Em questões de idade, a expectativa de vida do Terrier Brasileiro é de 13 até 16 anos.

7 – Buldogue Serrano

Outra raça de cão original do nosso país é o Buldogue Serrano, que tem habilidades de cão de guarda e também é bastante utilizado para o trabalho com o gado em fazendas. Seu peso costuma variar entre 31 – 40 kg (macho) e 25 – 35 kg (fêmea). Sua altura é de 48 cm até 56 cm nos machos. No entanto, a sua expectativa de vida não é muito longa, sendo de apenas 10 a 12 anos.

8 – Ovelheiro Gaúcho

O Ovelheiro Gaúcho acabou recebendo este nome por ter sua origem no sul do país, no pampas gaúchos, para sermos mais específicos aqui. Trata-se de um animal bastante veloz, que funciona muito bem no pastoreio do gado e criações de ovelhas, entre outros rebanhos. Seu peso varia entre 20 kg e 35 kg. Sua altura é de 55 a 65 centímetros. A expectativa de vida dos cães da raça Ovelheiro Gaúcho está na faixa de 13 e 15 anos de idade.

9 – Rastreador brasileiro

O cão Rastreador brasileiro (também conhecido por outros nomes, tais como Urrador, Onceiro, Pantaneiro e Rastejador brasileiro) tem como uma das suas principais características o pelo curto. Sua altura costuma variar, em média, entre a casa dos 56 cm até aos incríveis 65 cm. Entre as suas colorações padrões estão: tricolor, azulino, preto e branco, castanho e branco e preto e castanho.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.