Mundão Pet

Tudo sobre Pet
Por que adotar um cachorro adulto? Descubra os motivos

Além de ser uma ótima companhia, é provado cientificamente que os pets apresentam melhora na vida das pessoas, adotar um pet pode ser uma experiência incrível e cheia de desafios.

Para adotar um bichinho, é preciso saber se você poderá dar assistência necessária a ele, desde alimentação até atenção.

Como escolher qual cachorro adotar?

Para escolher o seu animal de estimação, é imprescindível levar em consideração o ambiente em que ele ficará, um cachorro adotado precisa de amor e carinho, principalmente por ser adulto, o processo de adaptação pode ser maior e mais demorado por conta do vínculo para ser criado.

Se você tem bastante espaço e tempo para dedicar a ele, é recomendado que adote um animal grande, caso tenha pouco espaço, um cachorro menor é o mais recomendado.

É importante que você escolha um bichinho que seja parecido com você, e com o nível de energia parecido com o seu, já que ele vai fazer parte da sua vida, ou seja, se você é uma pessoa mais atlética e hiperativa, um cachorro mais agitado e que precisa de exercícios será uma ótima escolha, caso você seja do tipo de pessoa que é mais tranquila, um cachorro que não seja tão agitado é a melhor opção.

Vantagens

Cachorros filhotes necessitam de bastante tempo para aprender, você precisará ensiná-los a fazer suas necessidades no lugar certo, a não destruir suas coisas, enfim, tudo que for necessário para que ele se aprenda a se comportar.

Já o cachorro adulto, sabe fazer suas necessidades no lugar certo e é mais educado que um filhote, você não precisará empregar tanto tempo para ensinar essas atividades.

Existe o benefício também de que, se o cachorro apresentar alguma doença ou problemas de saúde, você saberá com antecedência, em filhotes esses tipos de problemas são mais difíceis de ser identificados.

Um dos problemas que o tutor encontra na hora da adoção de um filhote, principalmente vira lata, é não saber o tamanho que ele ficará, com cachorros adultos, isso não será problema.

Como cuidar do seu pet?

Um cachorro que saiu de situações longe de ser a ideal, como abuso e, maus tratos, ao ser adotado, precisa ter o seu espaço, então a primeira coisa a fazer é moderar a questão do afeto, no primeiro momento é muito importante que ele aprenda como o seu mundo funciona, assim ele irá sentir-se seguro e criará uma relação de confiança com você.

Ele precisa de uma pessoa como referência, uma pessoa calma e centrada, que saiba o que está fazendo.

As primeiras semanas são essenciais para o seu cachorro entender como sua casa funciona, como muitos não estão acostumados com o ambiente doméstico, você terá que ter mais atenção as coisas que estarão ao alcance dele, como produtos domésticos, controles e pilhas.

Não deixe seu cachorro sem supervisão, caso não possua caixa de transporte, delimite um espaço menor para ele quando você não puder supervisioná-lo.

Seu pet precisará de rotinas, como horário de alimentação, horários para caminhadas, horários para treinos, e etc.

Conclusão

Para relações duradouras e saudáveis, dê um passo de cada vez. Tenha certeza de supervisionar, orientar e fazer uma boa leitura do animal que você levou para casa, para que a adaptação dele seja harmônica.

É importante pontuar que todo animal precisa de amor e atenção, quando dizemos que o animal precisa de espaço não quer dizer deixar de dar carinho e afeto, e sim, respeitar que ele precisa de tempo para se adaptar e sentir-se seguro.

Com certeza você vai aprender muito com seu novo cãozinho e viver experiências incríveis.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.