Mundão Pet

Tudo sobre Pet
5 principais raças de cavalos criadas no Brasil

Se você gosta de animais, certamente vai se interessar em ver essas cinco raças de cavalos magníficas. Eles são deslumbrantes, muito lindos. Confira agora mesmo!

A relação de amor e carinho entre os seres humanos e cavalos já ocorre há bastante tempo. Para sermos mais específico, no mínimo, desde 4 mil anos atrás.

Eles são criaturas fantásticas, não é mesmo? Possuem muita força, beleza, rapidez e, além de tudo isso, acompanharam a caminhada humana em diversos momentos da história.

É impossível falar em civilização, construção de uma sociedade moderna, vida no campo, esportes, policiamento e vários outros aspectos sem citar esse animal maravilhoso.

No inicio do ano de 2019, o jornal brasileiro Correio Brasiliense divulgou uma notícia em que falava sobre o mercado de cavalos, que “movimenta R$ 16,5 bi e gera 3,2 milhões de empregos”, com destaque para a raça manga-larga marchador.

Quais são as principais raças de cavalos criadas no Brasil?

O Brasil é um país que possui uma boa variedade de opções quando o assunto é criação de cavalos de raça.

Mesmo sendo um mercado bem amplo, podemos apresentar aqui algumas das mais conhecidas no nosso território nacional.

Mangalarga (Brazilian Saddle Horse)

Essa é sem dúvida uma das raças de cavalos mais queridinhas do brasileiro. São animais com as seguintes características: força, são mansos, bons para praticar esportes, ótimos em cela e para exercerem atividades em campo (fazenda).

Sua estatura é de 1,52 cm na cernelha, região dos quadrupedes também conhecida como garrote ou cachaço.

Nordestino (Mourão, Pé Duro, Sertanejo)

O cavalo Nordestino é adaptado para o clima presente no semiárido, com o seu formato rústico. Mesmo assim, eles são capazes de atingirem altas velocidade, como 70 quilômetros por hora.

Sua altura é de pequeno porte, podendo chegar entre 1,30 e 1,50 metros.

Pampa (Pampa horse)

A raça de cavalos Pampa tem origem brasileira. Devido a sua pelagem malhada, acabou tendo este nome como batismo. Eles são bastante dóceis, musculosos e possui uma estrutura física majestosamente belíssima.

Sua altura é maior que 1,40m para fêmea e 1,45 metros para o macho .

Quarto de Milha (Quarter horse)

O Quarto de Milha é uma das raças de cavalos proveniente dos Estados Unidos da América. Trata-se de um animal muito alto, com sua estatura podendo variar entre 1,50 e 1,60 metros. Ele se destaca pelo seu elevado nível de velocidade e inteligência.

Crioulo

Essa raça de cavalos está bastante difundida por todo o território brasileiro. Isso devido a sua enorme capacidade de se adaptar a qualquer tipo de clima.

Ele simplesmente pode enfrentar temperaturas muito baixas, assim como altíssimas, sem qualquer problema de adaptação. Com a raça de cavalos Crioulo não existe tempo ruim.

Sua altura, quando já adulto, encontra-se entre 1,38 a 1,50 metros. A sua origem vem de países da américa latina, como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Árabe (Arabian horse)

A origem do Cavalo Árabe (Puro-sangue árabe) é da Península Arábica. São animais fortes, com um ótimo senso de humor. Suas pelagens são alazã, branca, tordilha e preta.

Um destaque interessante no cavalo Árabe é o formato da sua cabeça. Ela possui traços que, de certa forma, podemos classificarmos como “delicados”, diferente da maioria das outras raças de cavalos.

A sua estatura é de 1,40 m até 1,58 metros na cernelha.

Campolina (Campolina horse, Brazilian Gaited horse)

O Campolina é mais um das raças de cavalos de origem brasileira, de Entre Rios de Minas, município do estado de Minas Gerais, selecionado no ano de 1980, para ser mais específico.

Ele é conhecido por possuir traços nobres e traços harmoniosos, além de um temperamento dócil.

Estamos falando de um cavalo com um altura elevada, com a mínima ideal de 1,52m, mas podendo atingir até 1,75 metros.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.