Mundão Pet

Tudo sobre Pet
Saiba como cuidar da higiene do seu cão

Assim como as pessoas, os cães também precisam de uma rotina de limpeza. Uma das partes mais importantes e que muitos donos acabam deixando passar é a higienização do seu cachorro, onde alguns precisam de banhos mais frequentes e outros de banhos uma vez na semana, mas isso varia de raça para raça.

Quais cuidados devo ter com meu cão?

Para que micróbios, bactérias e fungos não prejudiquem a vida do seu bichinho, ele precisa tomar banho, escovar os dentes, pentear e aparar o pelo, hidratar a pele, cortar as unhas e limpar as orelhas.

Como saber a frequência de banho do meu cachorro?

É importante lembrar que um cão é diferente do outro, enquanto uns saem e brincam na rua, outros ficam mais em casa, então estabelecer a rotina de banhos vai de acordo com o cachorro, sua pelagem e hábitos. Mas vale ressaltar também que um pet não pode tomar banho diariamente, banhos frequentes baixam a imunidade do bichinho e o deixa suscetível a doenças.

Para cães de pelo curto, o recomendado é banhos a cada 15 ou 30 dias, mas claro, levando em consideração as atividades praticadas por ele, pois se o cão brincar muito na rua, em parques ou com cães que não seja da mesma casa, ele precisará tomar banhos com intervalos entre 10 a 20 dias. Alguns desses cães: Pastor alemão, a maioria dos vira latas, buldogue francês.

Para cães de pelo longo, que não deve ser confundido com cabelos, o intervalo entre banhos deve ser de 15 dias e escovação rotineira por parte do dono. Alguns desses cães: Poodle, Scoodle, Cocker Spaniel.

Cães de pelo longo assemelhado a cabelo, é ideal que esse tipo de cachorro tome banhos semanais, para evitar o acúmulo de oleosidade no pelo. Alguns desses cães: Maltês, Yorkshire, Shih-tzu.

Em dias frios, você deve diminuir a frequência de banho do seu cachorro e escolher um dia mais quente, para evitar que ele fique resfriado ou algo parecido.

Hidratar a pele do meu cachorro é importante?

É muito importante que o seu cachorro tenha uma pele hidratada, isso evita doenças e trás conforto ao seu bichinho. Para isso, remédios naturais são mais indicados para cuidado da pele, e é importante consultar o veterinário para saber quais usar.

Como e quando escovar os dentes do meu pet?

Se você nunca escovou os dentes do seu pet, é importante leva-lo ao veterinário para certificar-se de que está tudo bem com a saúde dentária dele e ter uma orientação melhor.

É bom começar a escovação do seu cão desde pequeno, ele vai aceitar melhor essa nova atividade, cães adultos podem demorar mais para aceitar esse processo e acostumar com esse novo hábito. Você pode começar massageando a gengiva com uma gaze para que ele se acostume e aos poucos começar com o creme dental canino e escova.

Devo cortar as unhas do meu cão em casa?

A resposta é não! As unhas dos pets é uma parte muito sensível e se você não tiver prática, pode ser uma experiência bem dolorosa para os bichinhos. Leve-o ao veterinário, que estará mais preparado e com os materiais corretos.

Quando devo limpar as orelhas do meu cão?

As orelhas são uma parte sensível do corpo e é importante fazer sua limpeza para não acumular sujeira e causar infecções. Sempre que der banho no seu cão é imprescindível que faça a limpeza das orelhas dele com ceruminolítico, produto próprio para limpeza de orelhas de cães.

Conclusão

A higiene do seu cãozinho é tão necessária quanto sua alimentação, é importante ficar atento aos sinais que o seu bichinho dá e leva-lo regularmente ao veterinário.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.