Mundão Pet

Tudo sobre Pet
Será que meus cães podem comer vegetais?

Motivo de bastante discussões até os dias de hoje, a dieta dos cães sempre gerou dúvidas e divergências de pensamentos entre os seus donos, especialistas e até mesmo os cientistas. Afinal, há quem pense que esses animais são apenas carnívoro, devendo comer apenas carne; outros afirmam que a sua dieta deve ser ração e água; há também gente que crê na possibilidade de transformar o pet em vegetariano, e assim por diante.

A partir de toda essa diversidade de idéias e pensamentos já podemos concluir que é um assunto bem polêmico, e de interesse de muitos, até porque todos os donos que amam o seu cão vão sempre querer o melhor para eles, e seguir uma dieta correta é essencial para manter a saúde de qualquer ser vivo.

Mas afinal, será que o consumo de vegetais faz bem para os cães? É essa questão que aqui vinhemos tentar explicar para você. Portanto, se você tem esse pet e quer manter a sua dieta equilibrada, preste bastante atenção no que aqui será apresentado.

O consumo de vegetais tem efeito positivo ou negativo na dieta dos cães?

Diferente dos gatos, os cães não são somente carnivóros, e eles podem sim consumir alimentos vegetais. Desde que aplicado de forma correta na sua dieta, os vegetais podem trazer resultados no mínimo interessantes para a saúde do animal. Isso acontece porque eles são fontes de fibras, forcene ao organismo do seu cão quantidades boas de antioxidantes (que ajuda a combater efermidades como o câncer e diminuir a inflamação), além de diversas outras substancias que favorecem o bem-estar.

Além disso, os cães por si só já consumem vegetais, frutas, etc. Ou seja, quando você introduz vegetais na sua dieta não está lutando contra a natureza do animal, é algo que ele já faz há muito tempo. Os próprios lobos, que são seus antecessores, não vivem apenas da carne das suas caçadas. Eles estão sempre procurando vegetais e frutinhas para saborear.

Quais legumes e verduras o meu cão pode consumir?

Tudo bem, meu cão pode se alimentar de legumes e verduras, mas quais delas são as mais indicadas para o consumo? Bom, essa talvez seja a pergunta que esteja fazendo agora, e é isso que também vamos te responder. Confira logo a seguir uma lista contendo os vegetais que o seu pet pode ingerir sem problema algum.

A dieta do seu doguinho pode conter: abobrinha; abóbora / jerimum; aspargos; batata; batata-doce; batata-inglesa (comum); batata-yacon; berinjela; beterraba; brócolis; cará; cenoura; chuchú; couve-flor; couve manteiga; ervilha fresca (não em conserva); ervilha-torta; espinafre; inhame; jiló; mandioquinha / baroa / batata salsa; mandioca / aipim / macaxeira; manjericão; nabo; palmito; pimentão (todas as cores); quiabo; rabanete; salsinha; tomate; vagem.

E as frutas,  quais são recomendadas para os cães?

Sim, como já mencionado anteriormente, as frutas também podem e devem fazer parte da dieta desses animais. Algumas das frutas que são recomendadas para os seus cachorros são as seguintes: abacate; abacaxi;ameixa; amora; banana; caju; caqui; figo; framboesa; goiaba; laranja; mamão; manga (sem o caroço); maçãs; (sem as sementes); melancia; melão; mexerica; morango; polpa de coco; pêra (sem as sementes).

Lembre-se sempre de que você pode preparar essas frutas, legumes e verduras triturando elas e dando ao seus cães, pois dessa forma a absorção dos nutrientes acontece de uma forma mais rápida e eficiente. Trata-se de transformar esses alimentos em pequenas porções de “purê”, cujo o tamanho e a maciez vão ajudar o cão no processo de digestão. O armazenamento pode ser em forma de cubinhos de gelo, que podem ser descongelados, esquentados e servidos todos os dias, na hora da refeição do doguinho.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.